Guariba participou do lançamento do programa estadual Bolsa Empreendedor
Na última sexta-feira (10) o vice-prefeito Calão Galeto e o Secretário de Emprego e Relações do Trabalho, Anselmo Gimenes, participaram do lançamento do Programa Estadual Bolsa Empreendedor, que oferta 100 mil bolsas para autônomos informais em situação de vulnerabilidade social, com prioridade para mulheres, jovens, pretos e pardos, indígenas e pessoas com deficiência, que também vão receber qualificação e migrar para o mercado formal.

O objetivo é impulsionar novos empreendimentos, incentivar pequenos negócios e tirar autônomos da informalidade. O Bolsa Empreendedor deve beneficiar, direta e indiretamente, cerca de 400 mil pessoas.
Cada bolsa será de R$ 1 mil e paga em duas parcelas de R$ 500. Para ter acesso ao programa, os autônomos devem participar de um curso gratuito de empreendedorismo do programa Empreenda Rápido, com frequência mínima de 80%. Todos também devem obter formalização como MEI (Microempreendedor Individual) ou outra natureza jurídica.

O Bolsa Empreendedor vai receber inscrições de moradores dos 645 municípios paulistas, desempregados ou informais maiores de 18 anos e sem inscrição de CNPJ como empresário, sócio ou administrador de pessoa jurídica.

Pessoas formalizadas em 2021 serão aceitas no programa. Qualquer pessoa elegível pode se inscrever no portal do Bolsa do Povo (www.bolsadopovo.sp.gov.br), entre os dias 10 e 19 de setembro.

As 100 mil bolsas serão distribuídas entre as regiões administrativas do estado de forma proporcional à população vulnerável inscrita no Cadúnico até janeiro de 2021. Haverá ordem de prioridade de acordo com a quantidade de vagas disponíveis em cada região.

O vice-prefeito Calão Galeto diz que o programa Bolsa empreendedor irá colaborar para a formalização e para o auxílio financeiro às pessoas vulneráveis. “Este programa é voltado para um público que realmente necessitava de apoio, principalmente em função da pandemia. É uma oportunidade não só de receber um auxílio financeiro importante, mas também formalizar a atividade profissional, possibilitando benefícios legais com a prestação de serviços. Tenho certeza que muitos guaribenses poderão se beneficiar”, concluiu.

A lista regionalizada das vagas está disponível no link https://www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/.../vagas...